Tudo que foi dito até agora sobre a série só funciona bem graças a um elemento fundamental para o bom andamento da série: o roteiro.

A frase-título deste post faz sentido quando você pensa em Gilmore Girls. Aliás, é quase a essência do seriado. Logo no piloto somos acertados com a metralhadora Lorelai Gilmore e suas falas rápidas e cheias de referências à cultura pop. Vamos brincar só com o piloto para ver as referências:

Rory, quando vê a saia que usará em Chilton: “Eu vou aparecer em um clipe da Britney Spears?”
Qual homem hétero nunca babou na Britney na saia de “…Baby one more time”?

Lorelai: “Sookie, existem vários capítulos dos livros de Stephen King que eu preferia reencenar antes de recorrer a essa opção”.
Stephen King não é conhecido por fazer livros felizes. Só preciso dizer isso.

Rory: “Então, nós vamos entrar ou vamos ficar aqui reencenando The Little Match Girl?”
The Little Match Girl é um conto de Hans Christian Andersen, chamado no Brasil de A Pequena Vendedora de Fósforos. É a história de uma menina órfã e pobre que vende fósforos (dãã) e que acaba morrendo por ficar muito tempo parada no mesmo lugar, no frio.

Essas são apenas algumas das muitas citações que existem no piloto. Isso porque só estou falando de um episódio. Agora imagine uma série inteira em que isso acontece com uma frequência absurda. Meu sonho é falar igual as garotas Gilmore.

Além de serem lotados de referências, o roteiro é afiadíssimo. Toda conversa em Gilmore Girl pode se tornar um duelo a qualquer momento. Falas rápidas, sacadas instantâneas e humor. Todos juntos em um lugar só. Tem gente que se incomoda muito com essa característica do seriado. Eu acho genial.

E tudo isso é culpa do café. Boa parte de Gilmore Girls não se passa no Luke’s a toa. É lá que tem café. Se elas não estão no Luke’s, elas estão em frente a uma cafeteira. Ou a uma banquinha de café. É simplesmente impossível pensar Lorelai ou Rory sem um copo de café na mão. É esse café que acelera as duas e faz com que as conversas entre elas sejam as mais geniais de todo o seriado.

Café, café, café. Café na veia. Se isso for necessário para ter diálogos tão bons quanto os de Gilmore Girls, me fala onde consigo uma dose.

P.S.: Desconsiderei descaradamente a sétima temporada deste post. Com a saída do casal Palladino, responsáveis pela série, toda a maestria que tomava conta do roteiro deu uma caída significativa. Isso explica porque a sétima temporada foi a pior de todas elas.

Outros posts da série

Breve comentário sobre a quinta temporada

Segundo ano de Rory em Yale, relacionamento com Dean desmoronando e Logan surgindo. Finalmente o panaca sendo mandado embora… falando em finalmente, depois do cliffhanger da temporada passada, Lorelai e Luke juntos. O que todo mundo sabia desde o início aconteceu e, acreditem, vem o Christopher novamente e atrapalha tudo. Mas acaba dando tudo certo dessa vez. Não foi uma temporada tão boa quanto a quarta, mas manteve o nível alto. Preparando para dar uma caída.