Quando comecei a escrever sobre literatura, coloquei em mente que queria levá-la para o maior número de pessoas. Essa é a ideia deste blog, era a ideia do Pra Ler e é a ideia do meu canal no YouTube. Também é o que pretendo levar para o resto da vida. Porém escrever sobre literatura é falar com um nicho e minha intenção sempre foi ir além. Com a cabeça fervilhando de ideias, decidi tirar pelo menos uma delas do papel e estou iniciando a campanha “Livre-se”.

Em que consiste a campanha?

Sabe aquelas campanhas de abandono de livros? Pois é, decidi adaptá-las para a minha realidade e para a realidade do meu blog/canal. Todo mês eu vou me livrar de um livro pela cidade e tentar monitorar quais as viagens que ele fará por aí. A intenção é chegar até o final de 2015 com 11 livros viajantes.

De quais livros vou me livrar?

Ao contrário de muitas campanhas de abandono de livros, quero garantir que os livros que vou deixar pela cidade sejam legais. Por isso a minha ideia é só me livrar de obras que eu já tenha lido e gostado. Isso significa que não vou pegar livros abandonados da minha estante, de auto-ajuda ou didáticos. Vou comprar um livro por mês, ler e me livrar dele no mês seguinte.

Onde vou deixar o livro?

Em qualquer lugar que eu julgar adequado. Metrô, praça, supermercado. Tanto faz. Minha única exigência é encontrar um lugar com trânsito intenso de pessoas e deixar o livro por lá, de forma que ele possa ser encontrado facilmente.

Como identificar o livro?

Quem encontrou o livro precisa saber que ele faz parte da campanha. É por isso que todos os que estiverem livres pela cidade terão uma mensagem padronizada nas primeiras páginas. Essa é a única forma de fazer um controle mínimo da campanha e, quem sabe, descobrir para onde os livros estão viajando. A mensagem que colocarei em todos os livros é a seguinte:

“Você acaba de encontrar um livro da campanha “Livre-se”!

Ele agora é seu. Ou melhor, quase seu. Enquanto durar a leitura, aproveite-o ao máximo. Mas quando terminar, livre-se dele. Da mesma forma que você encontrou este livro, deixe que outra pessoa também o encontre. Escolha um lugar público e livre-se dele. Com isso você me ajuda a espalhar cultura pela cidade e ainda colabora para a construção de um Brasil com mais leitores.

Para saber mais sobre a campanha, acesse bit.ly/campanhalivrese. Se você encontrou este livro, mande um email para canalestamosemobras@gmail.com contando onde você o achou e me ajude a construir um mapa da viagem dele. Se preferir, use a hashtag #livrese no Twitter ou Instagram.Espero que você goste da leitura!

Brunín Assis, blogueiro do site Estamos em Obras”

Como participar?

Você se interessou pela ideia e quer fazer em sua cidade/blog/canal? Ótimo! Já mostrei como irei fazer, então basta que você adapte à sua realidade. Só gostaria que você mantivesse duas coisas: o nome da campanha e os créditos para o blog. Ia ser muito legal usar a hashtag também, aí eu posso monitorar onde estão os livros.

Fazendo isso que eu disse, você pode usar a ideia à vontade. Se puder me mandar um email para contar que também vai começar a se livrar dos livros, vou ficar muito feliz (canalestamosemobras@gmail.com). Assim podemos trocar ideia sobre como está sendo nossa experiência =]


Peço que me ajudem a espalhar a campanha e, principalmente, a literatura pelo país. Essa é uma atitude pequena, mas é um primeiro passo. Tenho certeza que todos nós queremos um país cheio de leitores e é hora de começar a trabalhar para que isso aconteça.